Apopptose é a via da morte celular que é induzido por um programa intracelular altamente regulado, nas quais as células destinadas a morrer ativam enzimas que degradam seu DNA nuclear e proteínas citoplasmáticas.A membrana plasmática da célula permanece intacta, mas sua estrutura é alterada de forma que a célula se torna um alvo primário da fagocitose.
Em condições normais, a apoptose participa do controle da proliferação e a da diferenciação celular.Ela pode ser desencadeada por estímulos exógenos(agem em receptores de membrana) ou por estímulos endógenos (gerados após a agressão) e ainda pode ser desenvolvida por estímulos que atuam em receptores que possuem domínio de morte; por estímulos externos que nao agem em receptores de membranas; ou perda do estímulo trófico ou da ancoragem na matriz extracelualar ou em outras células e por substâcias que agem diretamente na membrana.
Causas da apoptose:
Ela ocorre normalmente em várias situações e servem para eliminar células indesejáveis ou potencialmente danosas e células que não sejam mais úteis.
Mecanismo da apoptose
A apoptose é induzida por uma casacata de eventos moleculares que podem ser inciados de modos distintos.Ela pode se conectar em várias áreas.
- via extrínseca (morte iniciada por recptor)
- via intríseca (mitocondrial)
- fase efetora
- remoção das celulas mortas
Acadêmica:
Andrezza Duarte
Fisioterapia - 3 semestre
Nenhum comentário:
Postar um comentário