domingo, 21 de março de 2010

NECROSES

     É o estado de morte de um tecido ou organismo vivo. É um processo patológico e desordenado de morte celular, causado por fatores que leval a lesão irreversível com consequente morte celular. Temos como exempo desses fatores a HIPOXIA/ISQUEMIA, agentes químicos tóxicos ou biológicos que causam dano direto desencadeando resposta imunológica danosa fungos, bactérias e vírus.

TIPOS DE NECROSE

NECROSE DE COAGULAÇÃO OU ISQUEMIA
      É determinada pela desnaturação da maioria das proteínas celulares devido a queda acentuada no pH celular durante o processo de lesão por hipóxia ou isquemia.
       Outra característica da necrose de coagulação é a perda do contorno nuclear das células devido a quebra inespecífica do DNA.
NECROSE DE LIQUEFAÇÃO
      É associada a infecção por agentes biológicos a um tecido. Nos tecidos infectados, forma-se um processo inflamatório devido ao recrutamento de leucócitos para neutralizar os organismos. Assim sendo, pode haver lesão e morte celular mediada por toxinas bacterianas ou fúngicas ou então devido ao processo inflamatório, e como o tecido inflamado é rico em leucócitos as células mortas são rapidamente fagocitadas e digeridas.

NECROSE CASEOSA
      É uma forma bastante distinta de necrose de coagulação. Ma croscopicamente o tecido se torna esbranquiçado, granulos, amolecido, com aspecto de queijo friável. É encontrada em tecidos infectados com o bacilo da tuberculose, e sua formação é fortemente mediada pelo sistema imune do indivíduo, que participa da formação de granulomas no tecido infectado.

NECROSE FIBRINÓIDE
      Este tecido adquire um aspecto hialino, acidofílico, semelhante a fibrina. Ocorre em pequenas artérias em duas situações básicas: em algumas doenças autoimunes e na hipertensão arterial maligna.

NECROSE GANGRENOSA
      É um tipo de necrose de coagulação que acomete principalmente extremidades de membros que perderam o suprimento sanguíneo. Associado a uma infecção por um microorganismo, a necrose de coagulação é modificada pela liquefação produzida pelas bactérias, o que torna a gangrena úmida.

NECROSE GORDUROSA
      Ocorre quando há o extravasamentode enzimas lipolíticas para o tecido adiposo, o que leva a digestão da membrana de adipócitos e quebra das ligações estéricas dos triglicerídeos, liberando assim ácidos graxos livres. Esta necrose é vista em casos de pancreatite aguda nos quais as lipases ativadas extravasam os ácinos pancreáticos e caem no parênquima pancreático e na cavidade peritoneal.


Bibliografia

  • Patologia, processos gerais; Mario R. Montenegro, Marcelo Franco; Atheneu; 4º edição; 2004.


Joelson A. dos Santos
Acadêmico de Fisioterapia
FALS - Faculdade Leão Sampaio


Nenhum comentário:

Postar um comentário