terça-feira, 22 de junho de 2010

TUMOR BENIGNO

Fibroadenoma de Mama

Desenho esquemático mostrando um fibroadenoma de mama.


O fibroadenoma é o tumor mais comum da mama e é a massa mais freqüente nas pacientes com menos do que trinta anos. Ele pode se desenvolver em qualquer idade, e freqüentemente ocorre em adolescentes. É um tumor benigno, que costuma voltar após a cirurgia e que, muitas vezes, causa desconforto por parecer-se com um câncer de mama.
No exame da mama, o fibroadenoma é um tumor móvel, bem definido, não-aderido ao tecido que o rodeia, com tamanho médio de 2 a 3 centímetros. Por essas características, ele é muitas vezes palpável, tanto pelo médico como pela paciente. Como o fibroadenoma responde às alterações hormonais da paciente, ele pode aumentar de tamanho e ficar doloroso perto da menstruação. O fibradenoma é mais comum em mulheres negras, e costuma recorrer mais nas pacientes negras do que nas brancas.
O diagnóstico de certeza de fibradenoma é feito pela biópsia do nódulo e pelo exame anátomo-patológico. O nódulo pode ser biopsiado por diversos métodos, como a core biópsia, a mamotomia e a biópsia cirúrgica. A biópsia cirúrgica do fibroadenoma tem como vantagem adicional o tratamento definitivo do nódulo, ou seja, sua remoção.


Joelson A. dos Santos
Acadêmico de Fisioterapia
Faculdade Leão Sampaio

2 comentários:

  1. Olá minha filha tem 11 anos e menstruou pela primeira vez,o seio dela direito tá apresentando um caroço e tá um pouco dolorido e um pouco vermelho a cor do mamilo tá diferente do outro que tá sadio

    ResponderExcluir