quinta-feira, 22 de abril de 2010

Abscesso

Definição:Acúmulo de pus em qualquer parte do organismo, que seja resultado do deslocamento ou da desintegração de tecidos.

Causas, incidência e fatores de risco:

Os abscessos aparecem quando uma pequena área de tecido é infectada e o organismo consegue "bloquear" a infecção, evitando assim que a infecção se dissemine. Os glóbulos brancos, que são a defesa do organismo contra alguns tipos de infecção, migram através das paredes dos vasos sangüíneos na área da infecção e se reúnem dentro do tecido lesado. É durante esse processo que se forma o pus, um acúmulo de líquido, glóbulos brancos vivos ou mortos, tecido morto (necrótico) e bactérias, ou de outros invasores ou materiais estranhos.
Os abscessos se formam em quase todas as partes do corpo, podendo ser causados por bactérias, parasitas ou materiais estranhos. Os abscessos que se formam na pele são visíveis de imediato, sendo avermelhados, protuberantes e dolorosos Os abscessos que se formam em outras áreas do corpo podem não ser tão óbvios, porém, se algum órgão vital estiver envolvido, podem causar danos significativos.

Sinais e exames:
Freqüentemente, é colhida uma amostra do líquido do abscesso e feita uma cultura para determinar os organismos causadores desse abscesso. (Veja os tipos específicos de abscessos).

Tratamento:
O tratamento pode variar, mas com freqüência exige antibióticos. Veja os tipos específicos de abscessos.

Expectativas (prognóstico):
A maioria dos tipos de abscesso podem ser tratados. Veja os tipos individuais de abscessos.

Solicitação de assistência médica:
Marque uma consulta com seu médico se surgirem sintomas que sugerem a presença de algum tipo de abscesso.


Prevenção:
A prevenção dos abscessos depende de sua localização e causa. É importante manter uma boa higiene para a prevenção dos abscessos na pele.
A higiene dental e os cuidados de rotina previnem os abscessos dentários.
Houve um aumento recente de abscessos bacterianos e micóticos incomuns, entre os quais os abscessos cerebrais, produtos do crescente abuso de drogas ilícitas intravenosas. A higiene, a esterilização e a segurança não são em geral as principais preocupações na hora em que as drogas ilícitas estão sendo utilizadas. A eliminação do uso de drogas ilícitas via intravenosa eliminará também essa causa de abcessos evitáveis.
 











Isabelle Vieira Ferreira
Academica de Fisioterapia
Faculdade Leão Sampaio
3ºsemestre

Um comentário:

  1. eu tenhu un abssesso..
    e estou morrendo de medo da dorr..
    nem sei o q fazer.,.
    ele ta fikando enorme nas costas..
    poderia dar mais informaçoes??

    ResponderExcluir